online
::::c::::a::::o::::s::::m::::o::::s:::: Caô Press

2.4.03

Corra que o webmaster vem aí - Parte I

Em 1998 (quando caosmos foi registrado) as extensões de domínio (com, org, net, etc.) ainda se pretendiam - ao menos em teoria - reservadas para atividades diferentes: a extensão "org" para uso de organizações e instituições não governamentais sem fins lucrativos, e a extensão "net" para uso de empresas que prestassem serviços de infraestrutura na rede.

Tudo isso, é claro, já virou piada, e a existência de três extensões "principais" (isso que eu estou chamando de "extensão" tem outro nome, mas esqueci) virou estratégia para render uns cobres a mais: "registre o seu domínio nas extensões com, net e org antes que um outro o faça". Humpt. E como vender nomes é um negócio da China, já inventaram um monte de extensões novas desde então.

Claro, outras extensões (arre!) permanecem controladas, como a .mil (forças armadas norte-americanas) ou a .edu (instituições de ensino). Mas as extensões org e net estão aí para quem quiser usar, e elas são efetivamente usadas como uma marca: por exemplo, "org" é uma marca muito usada para transmitir a idéia de que se está isento de intenções comerciais. Outra marca interessante é a "net", que faz uma referência direta à Rede, e isso, como vocês sabem, é muito chique.

Só que caosmos nasceu ".com" e vai continuar com.

CaOsMos.

Se alguém lembrar como é o nome correto da p* da "extensão", meta o bedelho aí embaixo.



Site Meter