online
::::c::::a::::o::::s::::m::::o::::s:::: Caô Press

11.3.04

Como fazer uma b.o.m.b.a__c.a.s.e.i.r.a

Muitas pessoas chegam a este blogue por meio de uma pesquisa, e por vezes os termos pesquisados são dos mais curiosos. Apenas alguns exemplos: "fotos de adolescentes índias nuas", "mosca de asas diáfanas", "cursos gratuitos de camareira", e por aí vai. Houve mesmo alguém do Espírito Santo, usuário do Internet Explorer e do Windows 98, que pesquisou pelo Yahoo (a cada dois dias), durante meses a fio, o meu próprio nome! Estranho, não? Muito estranho. Por via das dúvidas, está tudo devidamente registrado. Mas nada foi tão estranho quanto encontrar a seguinte pesquisa: "b.o.m.b.a__c.a.s.e.i.r.a como fazer". É óbvio que não pretendo chamar a polícia, mas sinto-me na obrigação de fazer alguma coisa; algo que possa realmente ajudar essa pessoa e outras que tenham interesse pelo tema. O que se segue poderá parecer engraçado, mas eu nunca falei tão sério na minha vida.

Pois bem, aqui está a receita para fazer uma b.o.m.b.a__c.a.s.e.i.r.a. Pegue as obras dos estóicos e as de Gilles Deleuze, Spinoza (ou Espinosa), Lucrécio, Max Stirner, Henri Bergson, Michel Foucault e Friedrich Nietzsche. Misture tudo muito bem, mas sem fazer confusão; peça ajuda se necessário, mas não se esqueça de que nenhum "mestre", por melhor que seja, poderá substituir o seu próprio esforço. Encontrar o "ponto" certo da massa poderá demorar vários anos, mas ao final você mesmo se terá transformado numa b.o.m.b.a__c.a.s.e.i.r.a muito mais poderosa do que as de qualquer império presente, passado ou futuro, e com a vantagem de poder passar despercebido em todos os lugares, mesmo os de mais alta segurança, como aeroportos e afins. Outra vantagem dessa b.o.m.b.a sobre todas as demais é que ela não esgota seus poderes ao ser usada: ao contrário, quanto mais usada ela for, mais poderosa se tornará. Outra vantagem ainda é que ela é capaz de atingir com extrema precisão o seu alvo sem fazer alarde e sem derramar uma única gota de sangue - e portanto não dará às forças de repressão o ensejo que elas precisam para justificarem a si mesmas.

Só mais uma coisa. Houve também uma pesquisa recente com os termos "dictum ac factum em português", provavelmente de algum espectador atento de Dogville. Pois bem; "dictum" quer dizer "palavra"; "factum" quer dizer "fato", "ação", "obra"; e "ac" (ou "atque") é uma conjunção copulativa que pode ter vários sentidos, mas geralmente quer dizer "e além disso", "e também". Portanto, "dictum ac factum" quer dizer algo como "palavra e também ação", "dizer e além disso agir". A propósito: não sou nenhum latinista e não estou aqui exibindo meus "conhecimentos"; simplesmente fiz uma pesquisa num bom dicionário. Tudo o que eu quero é deixar claro algo que as pessoas geralmente não compreendem muito bem: que pensar é também agir. Apenas o pensamento poderá transformar este autêntico hospício num lugar melhor para se viver, mas para começar a pensar as pessoas têm que se deixar afetar pelo pensamento (e não pelo dinheiro, pela fama, pelo poder, pelo conforto e por suas próprias vaidades tolas).

Por isso, meu desconhecido amigo desejoso de fazer b.o.m.b.a.s__c.a.s.e.i.r.a.s, é que eu lhe digo que (infelizmente) não existem soluções fáceis. E eu tenho uma notícia ainda pior para lhe dar: nem mesmo o conhecimento assegura a conquista do pensamento. Não espere demasiado do "mundo da cultura", pois a imensa maioria dos que nele vivem permanecem incapazes de modificarem a si mesmos. É preciso dar um passo a mais, é preciso esse grão de loucura que você certamente tem, mas que precisa saber orientar para algo que realmente valha a pena. Ou então você estará sendo tão ou mais idiota do que aqueles que deseja explodir.


P.S. (20:45) - Apenas depois de escrever esta nota fiquei sabendo dos atentados na Espanha. Para além do horror que eles inspiram, estou simplesmente enojado com a pressa e a determinação do governo espanhol em atribuí-los ao E.T.A., apesar de todas as evidências em contrário. Por sorte, a verdade está aparecendo rapidamente, e só resta torcer para que os espanhóis (e os norte-americanos) dêem, nas urnas, a resposta que seus governos merecem.

P.S. II (17/03 - 23:00) - Depois de escrever esta nota, já recebi pelo menos dez visitas de gente pesquisando vocês sabem muito bem o quê. Confesso que eu não imaginava que tanta gente pesquisasse esse tema. Pensei bem e cheguei à conclusão que é inócuo dizer a essas pessoas que o pensamento é a única violência que vale a pena. Não muda nada. Não adianta nada. Eu não tenho esse poder. Daí a decisão de mascarar a expressão que dá título a esta nota. E por falar em máscaras, os visitantes desta página podem ficar tranqüilos. Eu apenas me defendo, eu não ataco ninguém - e portanto vocês não precisam se dar ao trabalho de esconder-se atrás de proxies ou mudar de IP. Muito barulho por nada.



Site Meter